ALGARVE CULTURA

São Brás de Alportel atribui voto de louvor a Maria João Gomes


O Município de São Brás de Alportel entregou na passada terça-feira, 21 de janeiro, um voto de louvor à artesã Maria João Gomes, que foi um dos cinco mestres artesãos escolhidos a nível nacional para integrar o programa da RTP1 “O artesão”, dando a conhecer o seu trabalho quotidiano em prol da valorização da arte tradicional da empreita de palma algarvia e dos recursos naturais do território.
Foi por curiosidade que Maria João Gomes deu os primeiros passos nesta arte que se tornou uma verdadeira paixão. Com carta de artesã e criadora da marca “Palmas Douradas”, em 2015, a artesã está atualmente instalada no Museu do Traje, local onde apresenta os seus trabalhos e realiza oficinas de artesanato, sendo uma embaixadora da palma algarvia no mundo.
A artesã tem várias parcerias com designers portugueses e estrangeiros na área da alta-costura, bem como representações dos seus artigos em espaços conceituados de Portugal e de França. Exporta ainda os seus trabalhos para vários países.
A valorização e inovação de técnicas ancestrais associadas aos trabalhos em empreita de palma visam ainda sensibilizar para a utilização de produtos autóctones, ecológicos e impulsionadores de uma economia sustentável e duradoura.
Em 2019, Maria João Gomes participou no programa da RTP 1 “O artesão”, transmitido a 26 de dezembro, tendo durante a sua participação ensinado todo o processo do trabalho com empreita a vários candidatos. A sua participação e os seus ensinamentos contribuíram para o perpetuar desta arte tradicional através dos futuros artesãos escolhidos no programa.
A atribuição desse voto de louvor, que “reconhece a sua dedicação, trabalho e mérito” foi aprovado por unanimidade pelo executivo.

Tamanho da Fonte
Contraste
Bloggers %d como este: