São Brás de Alportel já iniciou os preparativos para a tradicional Festa das Tochas Floridas

ouvir notícia

Nos campos já se colhem flores para fazer os tradicionais tapetes floridos e já começam a ganhar forma as Tochas Floridas construídas em família e entre amigos.

Nesta Quinta-feira Santa, a Paróquia de São Brás promove a tradicional Cerimónia de Lava Pés na Igreja Matriz, pelas 21h30.

Na Sexta-Feira Santa, o Futebol Clube Cabeça do Velho disputa o tradicional jogo da Sexta-Feira Santa com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, pelas 11h00. Pelas 16h00, na Igreja Matriz realiza-se a Celebração da Morte do Senhor e pelas 21h00 a cerimónia do Enterro do Senhor. Pelas 21h30, o São Brás Cineteatro Jaime Pinto acolhe o concerto de apresentação do álbum da fadista são-brasense, Beatriz Pereira: “O Fado de Ser Fadista”. O espetáculo é de entrada gratuita.

- Publicidade -

No Sábado de Aleluia, o Mercado Municipal estará mais doce com os sabores da Páscoa que a Padaria do Mercado vai apresentar e uma doce demonstração gastronómica, em que o chef Tiago Caetano revela os truques os ovos de chocolate. À tarde, os mais novos estão convidados a construir “tapetes floridos” na Biblioteca Municipal no habitual atelier criativo “A Crescer e a Aprender”. À noite, pelas 21h00, a Igreja Matriz abre as suas portas para celebrar a Vigília Pascal.

Durante a madrugada, as ruas da vila vão ter mais animação com a construção dos tapetes floridos que todos vão poder apreciar a partir das0 9h30 do Domingo de Páscoa. Às 11h00 acontece a Procissão da Aleluia em que os intervenientes passam pelas ruas cobertas com tapetes floridos e os grupos de homens exibem as mais tradicionais ou originais tochas floridas para celebrar a ressurreição de Cristo.

Na segunda-feira, a autarquia dá as boas-vindas a abril com o tradicional piquenique e baile em tarde de segunda feira de Páscoa, tradição recuperada pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia. Ao final da tarde, as sessões de inverno do Cinema Lua apresentam o filme: “Culpado – Inocente – Monstro” no São Brás Cineteatro Jaime Pinto. O encontro está marcado para as 19h15.

A Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” 2024 decorre também até 7 de abril. Trata-se de uma iniciativa do município de São Brás de Alportel que conta com a participação de uma dezena de restaurantes são-brasenses que apresentam menus especiais inspirados nesta época do ano, que respeitam os padrões da Dieta Mediterrânica e as tradições culturais.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.