Semana da Ria Formosa debate recuperação de fauna e espécies em risco

O impacto do plástico na Ria Formosa e nos ecossistemas marinhos também vai estar em foco

ouvir notícia

A observação de aves, a recuperação de fauna selvagem ou a identificação de espécies em perigo são temas que vão estar em destaque na Semana da Ria Formosa, que se inicia no domingo, anunciou a organização.

Promovida pelo direção regional de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, a Semana da Ria Formosa prolonga-se até 22 de abril e vai contar com iniciativas destinadas “à sensibilização ambiental nas escolas dos cinco concelhos abrangidos pelo Parque Natural da Ria Formosa (PNRF)”, zona húmida protegida do sotavento algarvio, precisou a organização.

“Este ano a Semana da Ria Formosa começa no domingo 16 abril, em Cacela Velha [concelho de Vila Real de Santo António], com a atividade Passos Contados, que nos propõe a descoberta da flora do Algarve. Também em Cacela Velha teremos o mercadinho da primavera com muito artesanato (tradicional e urbano), produtos agrícolas e alimentares e velharias”, lê-se numa nota.

- Publicidade -

O impacto do plástico na Ria Formosa e nos ecossistemas marinhos também vai estar em foco, com a exibição das exposições “Geometria do plástico”, na aldeia de Santa Rita, em Vila Real de Santo António, e “Texturas visuais e esculturas”, no centro comercial Ria Shopping, em Olhão, assinalou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Desta forma, os visitantes vão poder “pensar sobre o impacto do plástico na natureza” e sobre “a necessidade de mudar” os “padrões de consumo e comportamentos no descarte de materiais” que contaminam o ambiente e prejudicam a fauna desta área protegida situada no litoral algarvio e que abrange os concelhos de Vila Real de Santo António, Tavira, Olhão, Faro e Loulé.

“Durante toda a semana, as escolas dos cinco concelhos do PNRF terão oportunidade de aprender e debater sobre uma grande diversidade de temas, como a bioacústica submarina, observação de aves, história local, projetos de recuperação de fauna selvagem, e ainda conhecer espécies em perigo e ajudar na recuperação de habitats”, salientou.

Os participantes podem também ter acesso à exposição “Insetos em Ordem”, embora esta mostra possa ser vista até final de junho no Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão, referiu ainda o organismo regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Esta exposição patente na sede do PNRF vai dar a “conhecer 25 espécies de insetos da fauna portuguesa” e conta com um “jogo didático” que mostra “não só as diferentes características das espécies”, como permite também “compreender o raciocínio utilizado na classificação dessas espécies”, precisou a mesma fonte.

A Semana da Ria Formosa está “alinhada com os objetivos da comissão de cogestão do PNRF” e tem como objetivo “promover a partilha pedagógica de experiências”, assim como “o desenvolvimento de atividades sobre os valores naturais deste território”, ainda segundo o comunicado do ICNF.

Citado no texto, o diretor regional de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, Joaquim Castelão Rodrigues, considerou que, “nos dias de hoje, educar para o ambiente assume um papel prioritário”.

Castelão Rodrigues deixou ainda aos participantes “votos de uma semana cheia de experiências, energia, empenho e muita aprendizagem” sobre os valores ambientais presentes no território e que devem ser preservados para assegurar a proteção de uma das principais zonas húmidas do sul do país.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.