Semana Intercultural volta a afirmar Portimão como município inclusivo

A iniciativa visa sensibilizar a comunidade para a importância de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural

ouvir notícia

Sob o mote da diversidade cultural, a Semana Intercultural de Portimão vai decorrer entre 23 e 29 de maio, com o objetivo maior de promover a vivência das várias comunidades de migrantes existentes num concelho que se considera “acolhedor e inclusivo”.

A iniciativa, promovida pelo município de Portimão, visa sensibilizar a comunidade para a importância de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural, no âmbito da política municipal de inclusão para bem acolher quem procura esta cidade tolerante e solidária.

O programa desta sexta edição arranca pelas 15:00 da próxima segunda-feira, 23 de maio, com a inauguração do estendal “Pela Paz, igualdade de direitos e diversidade cultural”, uma mostra de t-shirts alusivas à temática, que ficará patente durante os próximos dias no Jardim 1º de Dezembro e que contará com a presença dos utentes dos centros de convívio sénior que participam nesta iniciativa, bem como dos diferentes parceiros do município integrantes da rede de intervenção e apoio para acolhimento da população migrante em Portimão.

- Publicidade -

A instalação artística é aberta à participação da comunidade, sendo que qualquer pessoa poderá dar asas à criatividade e colocar a sua t-shirt no estendal, sob inspiração do tema “Pela Paz, igualdade de direitos e diversidade cultural”.

Para os dias 23 e 24 de maio estão agendados passeios culturais que desafiam a comunidade migrante a partir à descoberta das “paisagens urbanas” de Portimão e de “Alvor Islâmico”, respetivamente, com inscrições abertas até à véspera de cada passeio para o e-mail [email protected].

No âmbito da Semana Intercultural, nos dias 25 e 26 de maio os utentes do Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras e do Centro de Convívio de Portimão irão ter a oportunidade de colaborar na confeção de “Doces d’Outros Países” e participar nos workshops de doces tradicionais do Brasil, Angola e Itália dinamizados por migrantes destas nacionalidades residentes em Portimão, que irão partilhar os seus “saberes e sabores” com a comunidade sénior.

Na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, no dia 26 de maio, terá lugar a apresentação do livro “Rua das Flores nº 10 – mundo para partilhar”, de Felicita Sala, com sessões às 10:00, 11:00 e 14:00 dirigidas às instituições de solidariedade social. Uma história que mostra como os vizinhos de um prédio, de muitas origens, partilham entre si as tradições gastronómicas.

No dia 27 de maio, o Mercado da Avenida São João de Deus receberá entre as 10:00 e as 12:00 o showcooking “Vamos degustar novos sabores do mundo”, promovido pela Associação CAPELA, com a confeção de cheburek, um pastel de carne oriundo dos países do Leste da Europa.

Pelas 19:00 de 28 de maio, a Associação Africana ESOSA organiza nas suas instalações, situadas na Rua Prof. José Buísel, o jantar convívio “Cheiros de África”, composto por comida tradicional africana e que incluirá atividades lúdicas. O valor da refeição é de cinco euros, sem bebidas, devendo os interessados inscrever-se até 27 de maio através do e-mail [email protected].

O programa da Semana Intercultural de Portimão culminará a 29 de maio, data em que se celebra o Dia Municipal do Imigrante e da Diversidade Cultural, com o regresso do espetáculo “Encontro de Culturas”, após o interregno causado pela pandemia, não faltando a música, a dança e a cultura de vários cantos do mundo.

Agendado para as 18:00 no auditório do Museu de Portimão, e com entrada gratuita, participam no espetáculo a Banda Filarmónica de Portimão, o Estúdio “Mixdance” da CAPELA, as “Amigas do Cante Alentejano” e o grupo de cantares da ESOSA, entre outros.

Toda esta programação, organizada no âmbito do Plano Municipal para a Integração do Imigrante, conta com a colaboração das três associações de migrantes atualmente a funcionar em Portimão: Centro de Apoio a População Emigrante de Leste e Amigos (CAPELA), Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos (All Mozambi) e Amigos de Moçambicanos e da Associação Africana (ESOSA).

Este ano, a iniciativa ganha maior relevância face ao conflito entre Rússia e Ucrânia, desempenhando o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Portimão um importante papel como ponto central da intervenção no acolhimento ao migrante, ao ser a primeira porta de entrada para as famílias ucranianas que têm chegado ao concelho.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.