Separatistas pró-russos deslocam-se para Donetsk

ouvir notícia

Exército ucraniano também já reforçou a sua presença em Donetsk

Os rebeldes pró-russos deslocaram as suas tropas para Donetsk, no leste da Ucrânia, onde estão a tentar reagrupar-se, depois de terem saído no sábado de Slaviansk, principal reduto dos separatistas. De acordo com o chefe das milícias, Igor Strelkov, a deslocação dos combatentes para Donetsk tratou-se de uma “retirada tática”, que tem como objetivo assegurar uma “defesa mais efetiva” na principal cidade da região, refere a BBC.

O chefe do serviço de segurança da Ucrânia, Valentín Naliváichenko, acusa os separatistas de quererem “provocar o caos em locais com muita população.”

Atento às movimentações dos rebeldes, o exército ucraniano também já reforçou a sua presença em Donetsk. “A minha ordem mantém-se: é preciso reforçar o controlo em todo o território do leste e continuar a operação para libertar as regiões de Donetsk e Luhansk”, declarou o Presidente Petro Poroshenko, citado pela AFP.

- Publicidade -

Fonte do governo de Kiev, ouvida pelo jornal “Kyiv Post”, garante que os rebeldes estão “desmoralizados”, mas continuam a atacar as tropas do país.

“É cedo para comemorar”, diz Poroshenko

Petro Poroshenko defendeu ainda que a expulsão dos rebeldes de Sloviansk foi um acontecimento de “enorme importância simbólica”, mas alerta que ainda é “cedo para comemorar.”

No sábado, o governante deu ordem ao chefe do Estado Maior das Forças Armadas para hastear a bandeira estatal na câmara municipal da cidade, depois de ter anunciado a retirada dos separatistas.

Antes, o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, já tinha anunciado que a maioria dos rebeldes pró-russos e o seu líder tinham deixado Slaviansk, uma das cidades mais atingidas pelos combates.

“Durante a madrugada, os serviços de informações informaram que Guirkine e uma grande parte dos combatentes fugiram de Slaviansk, semeando o pânico e a confusão entre os poucos combatentes rebeldes que permanecem na cidade”, afirmou Arsen Avakov, citado pela Reuters.

Donetsk garante “ofensiva de grande escala”

O ministro ucraniano do Interior, Arsen Avakov, também confirmou que um grande número de separatistas fugiram, após vários morteiros forças ucranianas. “Um número significativo de militantes deixaram Slaviansk. Eles estão a sofrer perdas e a render-se”, escreveu no sábado na sua página no Facebook.

Entretanto, Aleksandr Borodai, um dos líderes da autoproclamada República popular de Donetsk assegurou uma “ofensiva em grande escala”.
“Dada a superioridade numérica desproporcional das tropas inimigas, as unidades da República Popular de Donetsk foram forçadas a abandonar as suas posições anteriores sobre o sector norte da frente, mas mudaram-se para uma ofensiva de grande escala”, garantiu.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.