Silves anda à “caça” de novos talentos

ouvir notícia

A câmara municipal está a promover um concurso com o objetivo de “incentivar, premiar e divulgar” a criatividade de jovens artistas nacionais e estrangeiros. A autarquia acredita que a iniciativa vai permitir descobrir “novos talentos” nas áreas da pintura, escultura e cerâmica. Os prémios também são aliciantes para os jovens participantes, com o primeiro lugar a chegar aos dois mil euros.

Concelho de Silves e a sua Cultura” é o tema do concurso de artes plásticas que a autarquia acaba de lançar.

A ideia é estimular e premiar a originalidade e a criatividade nas áreas da pintura, escultura e cerâmica, valorizando o talento artístico dos jovens.

- Publicidade -

O objetivo da câmara é tornar o concurso numa importante e abrangente iniciativa de promoção e divulgação de jovens artistas e da sua obra no contexto regional e nacional.

Para muitos artistas em início de carreira, o concurso de artes plásticas organizado pela autarquia silvense pode servir como uma “rampa de lançamento”.

A participação na iniciativa é gratuita, sendo destinada a todos os jovens entre os 15 e os 35 anos de idade, portugueses ou estrangeiros, sobretudo do concelho de Silves, mas também está aberta a jovens artistas de outros municípios.

A câmara municipal salienta que o concurso de artes plásticas vai permitir descobrir “novos talentos”. “O objetivo é incentivar, premiar e divulgar a criatividade de jovens artistas, que convidamos a associarem-se a esta competição”, frisa a autarquia.

O regulamento do concurso estipula que cada concorrente só pode participar no concurso com um trabalho artístico e só são aceites trabalhos individuais, que poderão recorrer a várias técnicas e materiais: tinta-da-china, carvão, aguarelas, guaches, óleos e acrílicos, para a pintura; pedra, madeira ou similar, para a escultura, bem como barro, gesso ou cerâmica.

O júri do concurso será designado pela presidente da Câmara de Silves, Isabel Soares, e será constituído por “personalidades de reconhecido mérito, nas áreas da pintura, escultura e cerâmica”, informa a câmara.

Prémios aliciantes

Em termos de prémios, os concorrentes que ficarem classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar receberão dois mil, mil e 500 euros, respetivamente.

Os prémios serão entregues em cerimónia pública, a realizar em data e local oportunamente anunciados”, adianta a autarquia.

Mas o concurso vai muito para além dos prémios monetários, apresentando-se também como uma oportunidade de os artistas em início de carreira poderem interagir e dar visibilidade ao seu trabalho.

Outra das vantagens deste concurso de artes plásticas promovido pela autarquia e subordinado ao tema “Concelho de Silves e a sua Cultura” é a descentralização da oferta cultural, levando a criatividade artística a populações menos expostas à atividade cultural atual.

Os trabalhos deverão ser entregues em mão, junto do setor de juventude (Divisão de Desporto, Juventude e Ação Social), até ao dia 15 de outubro, podendo, ainda, ser remetidos por correio registado com aviso de receção para o mesmo setor do município de Silves.

Nuno Couto/Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.