Silves ensina a brincar e pensar com “Filosofia para Crianças”

ouvir notícia

No dia 18 de janeiro, pelas 15h30, será lançada pela biblioteca municipal de Silves uma nova rubrica lúdico-didática denominada “Filosofia para crianças”.

A atividade, com periodicidade mensal, é dirigida a crianças entre os cinco e os dez anos e será dinamizada pelo projeto Enteléquia – Filosofia Prática, entre os meses de janeiro de abril.

“À descoberta da música” (ouvir Schubert faz-me lembrar…) é o nome da primeira sessão e que, através de um formato prático, pretende que os participantes alcancem o uso consciente e crítico da linguagem e, consequentemente, uma maior apreensão do mundo. Aqui, com o objetivo de transformar o conjunto de participantes numa comunidade de investigação e aplicando habilidades criativas, procura-se incentivar a procura do termo que melhor descreve o que cada membro do grupo pensa ou sente com base num estímulo externo, neste caso, a música. Cada sessão conta com a presença de um facilitador, cuja principal missão não é orientar ou condicionar, mas sim facilitar o diálogo, num “laboratório de ideias” onde ouvir, questionar, conceptualizar, definir, analisar, argumentar, contra-argumentar, exemplificar, contra exemplificar são alguns dos verbos utilizados.

- Publicidade -

As próximas sessões serão dedicadas ao desenho, à literatura e à escultura realizando-se, respetivamente, nos dias 15 de fevereiro, 15 de março e 12 de abril. A participação em cada uma das ações requer inscrição prévia e tem um custo associado de cinco euros (uma criança) ou de oito euros (no caso de inscrição de dois irmãos).

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.