Silves institui 8 de março como dia municipal do poeta João de Deus

ouvir notícia

A Câmara de Silves instituiu o dia 08 de março como o dia municipal de João de Deus para assinalar a data de nascimento do poeta e pedagogo algarvio, autor de “A Cartilha Maternal”, informou a autarquia.

Nascido em 08 de março de 1830 em São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, João de Deus destacou-se como o criador de um novo método de ensino da leitura, com o qual contribuiu para combater o analfabetismo no século XIX.

Em comunicado, a Câmara de Silves justifica a instituição de um dia dedicado ao poeta, que se assinala pela primeira vez na segunda-feira, pelo seu “extraordinário valor municipal e nacional”, o que o torna o “mais ilustre filho” daquele concelho.

- Publicidade -

Citada na nota, a presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, considerou ser “não só uma missão, mas um privilégio para a autarquia poder comemorar a vida, o talento e a genialidade de uma personalidade tão única e querida” do concelho.

“A instituição deste dia vem coroar todo o profundo trabalho de glorificação do poeta e pedagogo que tem vindo a ser efetuado pelo município de Silves, que viu, no ano passado, sob o alto patrocínio da Presidência da República, ser editado, com o seu apoio, um importante estudo (…) sobre o poeta pedagogo”, refere.

Segundo a autarca, existem ainda “outras novidades” em fase de desenvolvimento, nomeadamente, uma biografia sobre João de Deus, “que se destacou em outros campos literários, revelando-se, também, um eminente poeta lírico do movimento ultra romântico”.

“Este e outros factos levam a que o mesmo seja o único algarvio a repousar no Panteão Nacional (…), onde se encontra sepultado desde 1966, depois de, no ano da sua morte, os seus restos mortais terem sido depositados na capela do batistério do Mosteiro dos Jerónimos”, prossegue a nota.

A Câmara de Silves sublinhou ter sido a primeira autarquia de Portugal continental “a priorizar e a valorizar uma personalidade das letras e da cultura portuguesa com a criação de um dia em sua memória, contribuindo, assim, para a valorização da identidade cultural do concelho e da região”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.