Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato regressa a Albufeira

Homens e mulheres vão correr a mesma distância (9.280 metros)

ouvir notícia

A Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato vai regressar, cinco anos depois, à pista das Açoteias, em Albufeira, realizando-se dia 25 de fevereiro em simultâneo com o 47.º Cross Internacional das Amendoeiras, com mais de 420 atletas.

A competição continental conta com 424 atletas inscritos (236 nas corridas de seniores, 132 nas corridas de sub-20 e 56 na estafeta mista), representando 106 equipas de 93 clubes de 22 países europeus, avançou fonte da organização durante a conferência de imprensa de apresentação da prova.

Benfica e Sporting, em masculinos, e Sporting de Braga e Sporting, em femininos, vão apresentar-se no Algarve com o sonho de reconquistar o cetro europeu em seniores, no ano passado arrebatado pelos espanhóis do Playas de Castellon nas duas categorias.

- Publicidade -

Os títulos coletivos ‘fogem’ às equipas portuguesas desde os últimos triunfos do emblema ‘leonino’, tanto em masculinos (2018), como em femininos (2019).

Homens e mulheres vão correr a mesma distância (9.280 metros), com cinco voltas grandes ao percurso das Açoteias, enquanto os sub-20 correm 5.620 metros. A estafeta mista tem um percurso de 6.130 metros.

Na 12.ª ocasião em que Albufeira recebe a prova continental, em 62 edições, Samuel Barata e Etson Barros, do Benfica, Rui Pinto, do Sporting, e Mariana Machado, do Sporting de Braga, serão as principais figuras portuguesas em prova, apontou o diretor técnico da Associação de Atletismo do Algarve, que partilha a organização da prova com a Câmara Municipal de Albufeira.

Rui Costa espera que a presença dos principais clubes portugueses, todos “a lutar pelas vitórias” na Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, leve milhares de pessoas com “fervor clubístico” à pista das Açoteias.

O Sporting, que venceu 15 vezes em masculinos, e o Sporting de Braga, que triunfou sete vezes em femininos, são os emblemas mais titulados em cada categoria no historial da Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato.

Em sub-20, a representação lusa na competição continental está a cargo de Benfica e Sporting, em masculinos, e de Maia Atlético Clube e Sporting, em femininos. Na estafeta mista, participam Sporting e Sporting de Braga.

No Cross Internacional das Amendoeiras, o quinto crosse mais antigo do mundo e a única prova portuguesa das 12 que integram o circuito mundial de corta-mato, os últimos vencedores portugueses foram Manuel Damião, em 2013, e Carla Salomé Rocha, em 2018.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, frisou que o Cross das Amendoeiras é, desde 1977, “a prova mais internacional do atletismo português” e continua a ser uma das grandes imagens de marca do concelho, num momento em que a autarquia prepara a candidatura a Capital Europeia do Desporto em 2026.

O programa de provas da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato no dia 25 de fevereiro arranca às 10h00, com os sub-20 femininos, seguindo-se os sub-20 masculinos (10h30), seniores femininos (11h05), seniores masculinos (11h55) e estafeta mista (12h45).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.