Teatro ajuda idosos a sentirem-se mais vivos em Aljezur

ouvir notícia

.

O Programa Entrelaçar foi lançado este ano em todo o município de Aljezur, em parceria com as juntas de freguesia e a associação Tertúlia. O objetivo é animar os tempos livres da população com mais de 60 anos e os resultados já começam a ser visíveis naquele concelho.

Depois da apresentação de uma exposição de trabalhos manuais da Bordeira, Carrapateira e Alfambras, e da atuação do grupo de cantares de Odeceixe, foi agora a vez da apresentação, no passado sábado (18), da peça de teatro “O nosso rio”, que foi totalmente produzida pelo grupo de participantes do Programa Entrelaçar nesta freguesia.

O evento aconteceu no Clube Recreativo Folclórico Amador do Rogil, onde os seniores daquela freguesia mostraram a uma “casa cheia” como ainda têm muito “humor e alegria” para dar.

- Publicidade -

“Durante uma hora houve tempo para temas sérios e atuais, para a música, a poesia, para recordar, mas sempre com muito humor, alegria e alguma brejeirice… (faz parte!). Mas, sobretudo, encanta-nos ver esta gente, a nossa gente, demonstrar que, seja qual for a idade, conseguimos superar-nos, fazer diferente e enfrentar desafios”, salienta a autarquia em comunicado.

Uma lição de vida

Sublinhando que o Programa Entrelaçar tem como grande objetivo manter a terceira idade feliz e ocupada com a realização de atividades ajustadas a todos os idosos, a Câmara de Aljezur acentua que a peça de teatro dos seniores do Rogil foi “sem dúvida uma lição de vida, pela ligação que se estabeleceu entre todos na preparação da peça e os pequenos contratempos que é preciso vencer para se construir algo coletivo”.

A ideia principal deste programa municipal é envolver o máximo de população idosa – que representa mais de 30 por cento dos 5.700 habitantes – em atividades lúdicas, culturais e artísticas. A iniciativa prevê a participação dos idosos em “passeios, ateliês lúdicos, troca de artes, saberes e sabores, tertúlias, iniciação à informática, entre outras atividades”.

Nestas iniciativas, a terceira idade é incentivada a “conviver, sair, conversar, aprender, ensinar e partilhar”, adiantam os responsáveis do Programa Entrelaçar.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.