Técnicos auxiliares de saúde pedem ao PR que promulgue “rapidamente” nova carreira

Em causa está a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde, que já existiu até 2008, ano em que esses trabalhadores passaram para as carreiras gerais do Estado

ouvir notícia

A Associação Portuguesa dos Técnicos Auxiliares de Saúde (APTAS) solicitou esta semana ao Presidente da República que promulgue o “mais rápido possível” a lei que cria essa carreira, assim que o diploma chegue a Belém.

Após ter sido recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da APTAS adiantou que a audiência pretendeu sensibilizar o chefe de Estado para, quando o diploma chegar a Belém para promulgação, o “despache o mais rápido possível, mas com olhar crítico” com base nas pretensões dos profissionais.

De acordo Adão Rocha, em causa está a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde, que já existiu até 2008, ano em que esses trabalhadores passaram para as carreiras gerais do Estado.

- Publicidade -

Segundo adiantou, em causa estão cerca de 30 mil trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, número que sobe para perto de 150 mil com os setores privado e social, incluindo os lares, onde muitos desses profissionais “trabalham desamparados e sem qualquer apoio de enfermagem”.

A APTAS pretende que a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde seja alocada nas carreiras de assistentes técnicos e que não fique no âmbito da categoria de assistentes operacionais, explicou o dirigente da APTAS, ao recordar que o Programa do Governo contempla essa pretensão.

“Com a queda da ministra [da Saúde, Marta Temido], este processo vai demorar mais um bocadinho, mas queremos querer que até ao final do ano o processo tenha um desenvolvimento grande para que possamos entrar em 2023 com a carreira definida e publicada” em Diário da República, referiu.

A APTA pretende agora reunir-se com o novo ministro da Saúde, com Adão Rocha a acreditar que Manuel Pizarro “estará sensibilizado para esta questão, porque é médico de profissão”.

No final de junho, num debate parlamentar, o primeiro-ministro, António Costa, assegurou que a criação de carreira de técnico auxiliar de saúde está prevista no Orçamento do Estado para 2022.

Já no final de julho, fonte sindical adiantou que as negociações entre Governo e sindicatos para a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde deveriam iniciar-se este mês, depois de o Ministério enviar o protocolo negocial.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.