Trabalhos de escavação arqueológica no menir do Monte do Trigo decorrem até sexta-feira

ouvir notícia

Desde o dia 14 e até amanhã, sexta-feira, dia 18 de agosto, estão a decorrer trabalhos arqueológicos em Monte do Trigo, para estudo de um menir – monumento em pedra do período neolítico, com cerca de 5500 anos -, descoberto naquele local, em junho de 2021. Trata-se de um projeto da iniciativa do município de São Brás de Alportel, em parceria com a Universidade do Algarve.

A campanha tem como objetivo principal “a escavação de várias sondagens, uma destas junto ao achado, para busca de outros vestígios relacionados com o mesmo”, refere a autarquia em comunicado.

No âmbito destes trabalhos decorre também a prospeção e o levantamento sistemáticos da área envolvente, “de forma a documentar este espaço e verificar a eventual presença de outros monumentos similares”, detalha a nota.

- Publicidade -

As escavações contam com a participação de diversos estudantes de arqueologia, maioritariamente da Universidade do Algarve, dando continuidade aos estudos sobre este tema que a Academia algarvia tem vindo a desenvolver noutros concelhos algarvios e mesmo noutras regiões do país.

Os trabalhos no Monte do Trigo inserem-se num projeto de investigação sobre o património histórico-arqueológico do concelho, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural para o biénio de 2023-2024, e contam com o apoio logístico da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Promovido por iniciativa do município, o projeto resulta de um protocolo de colaboração firmado em 2022 com a Universidade do Algarve. Os resultados preliminares desta intervenção e do respetivo projeto serão apresentados durante as “Jornadas Europeias do Património 2023”, no final do próximo mês de setembro, em data a anunciar.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.