Tradição do Banho 29 de Lagos assinalada nas redes sociais

ouvir notícia

A edição deste ano da Festa do Banho 29, em Lagos, não irá decorrer devido à pandemia de covid-19, mas a tradição será recordada através da página de Facebook do município, anunciou a autarquia.

A rede social da Câmara Municipal de Lagos vai partilhar, ao longo do dia, vários vídeos, imagens e informações acerca da Festa do Banho 29, para celebrar este dia em segurança.

Todos os anos, esta tradição é vivida com um mergulho no mar, à meia-noite, que marca o ponto alto do evento.

- Publicidade -

Esta tradição folclórica e de ritual é uma crença popular que atravessa gerações e que se refere a que um banho na noite de 29 de agosto vale por 29 banhos, segundo o comunicado, acreditando-se que durante o dia, “o Diabo está à solta e este banho noturno nas águas de Lagos servia para purificar a alma daqueles que se deslocavam das aldeias para a costa nos seus burros e carroças”.

As origens desta tradição são incertas, mas pensa-se que devem remontar a antigos ritos de finais de verão ou de heranças árabes do Algarve.

A Câmara Municipal de Lagos alerta ainda para que “mesmo sem a celebração do Banho 29 em 2020, as normas e recomendações da Direção-Geral de Saúde devem ser cumpridas para quem se desloca às praias durante o dia e, neste caso, durante a noite”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.