Tubarão de 500 kg destrói barco de cientistas

ouvir notícia

Um tubarão branco de 500 kg de peso e três metros de comprimento saltou para cima de um barco de cientistas, na África do Sul, e ficou preso, tendo sido retirado com um guindaste.

Depois de uma hora de atividade intensa ao redor do “Cheetah”, barco de cientistas da Oceans Research a estudar o número de tubarões perto da Baía Mossel, na África do Sul, as águas ficaram calmas. Durante mais de cinco minutos, não se viu nada. “De repente, oiço uns respingos e vejo um tubarão branco a saltar da água e a passar, literalmente, a voar por cima de um dos elementos da tripulação que estava a atirar isco para o mar, e a aterrar do outro lado do barco”, conta Dorien Schröder, líder da equipa, citado pelo “The Guardian”.

A tripulação estava a usar sardinhas como isco para chamar os tubarões e já tinha contado a passagem de quatro espécimes. Mas nada como o tubarão branco que lhes pregou “o susto de uma vida”, com 500 kg de peso e três metros de comprimento.

- Publicidade -

Inicialmente, o animal não estava completamente em cima do convés, mas, com o pânico, acabou por destruir grande parte da embarcação e ficar preso, durante mais de uma hora.


Primeira tentativa com cordas falhou; segunda tentativa com guindaste funcionou

Enquanto Dorien Schröder lançava água para cima do tubarão, para mantê-lo vivo, outra embarcação enrolou uma corda à volta da cauda do animal para tentar puxá-lo para o mar, mas sem sucesso.

A solução foi rebocar o “Cheetah”, ainda com o tubarão preso no convés, e, no porto mais próximo, utilizar um guindaste para voltar a colocar o animal no mar. Apesar da liberdade, o tubarão mostrou-se desorientado e teve de ser guiado para fora da zona que rodeava o porto.

Enrico Gennari, um dos diretores da Oceans Research, rejeitou a hipótese de ataque, garantindo que tudo não passou de um acidente.

Gennari disse que nunca tinha ouvido falar de um incidente semelhante, mas explicou o salto de cerca de três metros do tubarão dizendo que o animal terá confundido o barco com uma presa.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.