Verdelago Resort vai ter a primeira comunidade de energia renovável

A partir do final de 2023 a CER do Verdelago Resort instalará uma Central Fotovoltaica de 1560kWp

ouvir notícia

O empreendimento turístico de luxo Verdelago, localizado na Praia Verde, no concelho de Castro Marim, escolheu a Cleanwatts como parceiro para criar a primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) em funcionamento num projeto turístico no Algarve, anunciou a empresa.

A CER do Verdelago Resort tem como objetivo tornar o empreendimento autossuficiente na produção de energia e, ao mesmo tempo, combater a pobreza energética, fornecendo energia com tarifas sociais a famílias carenciadas da região.

A partir do final de 2023, a CER do Verdelago Resort instalará uma Central Fotovoltaica de 1560kWp, composta por mais de 2800 painéis solares, numa área de cerca de 1 hectare dentro do resort.

- Publicidade -

Essa central produzirá energia suficiente para abastecer o empreendimento, além de gerar excedente que será partilhado com famílias necessitadas da região.

Graças à partilha do excedente produzido e não consumido, aproximadamente 100 famílias carentes serão beneficiadas com uma tarifa social comunitária 20% inferior às tarifas de mercado.

O projeto visa não só reduzir custos e alcançar independência energética para o empreendimento Verdelago, mas também melhorar a qualidade de vida das famílias da região, contribuindo para o combate à pobreza energética.

A CER do Verdelago poderá expandir no futuro, incorporando novos membros produtores com capacidade para aumentar a potência fotovoltaica instalada e até mesmo introduzindo outras fontes de geração renovável, como eólica, biomassa ou hidroelétrica.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.