Vila do Bispo: PCP questiona Governo sobre problema informático no centro de saúde

ouvir notícia

O grupo parlamentar do PCP anunciou que confrontou a ministra da Saúde com as dificuldades que se vivem no Centro de Saúde de Vila do Bispo, a braços “com dificuldades no seu regular funcionamento desde o dia 2 de dezembro, altura em que devido a um problema no sistema informático ocorreu uma inoperabilidade”.

Esse problema impossibilita o acesso pelos profissionais de saúde ao registo clínico dos utentes e, por conseguinte, as consultas agendadas foram canceladas ou adiadas, informam os comunistas, observando que a situação que não é exclusiva da sede do centro de saúde, “sendo também extensível ás extensões de saúde em todo o concelho”.

“Desta forma, os cuidados de saúde prestados no centro de saúde ficam limitados, estando em causa o devido acompanhamento da população de Vila do Bispo. Chegaram ao Grupo Parlamentar do PCP informações de que está por resolver um problema informático por falta de uma componente de hardware que necessita de ser adquirida no estrangeiro e, ao que se sabe até à data desconhecem-se as medidas tomadas para responder à situação que ainda permanece”, lamenta o PCP na pergunta dirigida ao ministério de Marta Temido.

- Publicidade -

Considera que, passados quase quatro meses desde o surgimento do problema, “é inaceitável e incompreensível que passado tão longo período não tenha sido possível a sua resolução, tanto mais que a sua persistência põe em causa o direito à saúde e à melhoria das condições de vida de todos os habitantes do concelho, explanado no artigo 64.º da Constituição da República Portuguesa”.

Nas perguntas dirigidas ao Governo, questiona o grupo parlamentar que conhecimento tem o Governo sobre a situação de inoperabilidade do sistema informático no Centro de Saúde de Vila do Bispo.

Pergunta também que razões justificam que um problema já ocorrido em 2019 e que atualmente se encontre por resolver há cerca de 4 meses, ainda não tenha sido solucionado e que medidas vai o Governo tomar para que o problema informático seja urgentemente resolvido.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.