Vila Real Sto António inaugura nova creche e garante mais 155 vagas

ouvir notícia

O novo equipamento custou 800 mil euros e permite criar duas dezenas de postos de trabalho

O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, inaugurou esta quarta-feira uma nova creche em Vila Real de Santo António, na Escola Santo António (nas Hortas), passando agora o concelho a contar com mais 155 vagas nas salas até aos 2 anos.

O novo equipamento, construído pela autarquia, custou cerca de 800 mil euros, tem capacidade para 30 crianças em idade de berçário, 50 crianças com um ano e 75 crianças com dois anos.

O novo equipamento será gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António, tendo o edifício sido cedido àquela IPSS através de um contrato de comodato assinado com a autarquia.

- Publicidade -

Neste momento, 50 utentes já estão abrangidos pelo acordo de cooperação estabelecido entre o Instituto de Segurança Social e a Misericórdia de VRSA.

Apesar de a ala da creche estar integrada na Escola Básica 1/JI Santo António, em funcionamento desde o ano passado e cujo investimento global ascendeu aos 2,7 milhões de euros, as salas dedicadas aos menores de três anos fizeram parte da segunda fase de trabalhos e só no início de setembro de 2011 começaram a receber as primeiras crianças.

Ao nível de equipamentos, a creche é constituída por cinco berçários, cinco salas de actividades destinadas a crianças com um ano e cinco salas destinadas a crianças com dois anos. Comporta ainda uma ampla sala de refeições, uma copa de apoio, recepção, um gabinete médico, secretaria, um gabinete de director técnico, bem como uma sala de pessoal.

Quanto aos recursos humanos, a creche dá emprego a mais de duas dezenas de pessoas: 13 auxiliares de acção educativa, quatro educadores de infância, um director técnico, um assistente operacional, dois cozinheiros e um recepcionista.

Para o presidente da autarquia de Vila Real de Santo António Luís Gomes, o novo equipamento “permite eliminar as filas de espera nas creches”, e, à semelhança do que já acontece nas salas de 4 e 5 anos da rede do pré-escolar público, garante a cobertura total de vagas em termos concelhios.

“Apesar dos tempos de contenção, conseguimos inaugurar uma creche que foi totalmente financiada pelo município, uma vez que a educação continua a ser prioridade”, diz o autarca.

Para o secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, a creche permitirá “dar resposta às necessidades dos pais”, ampliando a disponibilidade das famílias para “encontrar uma oportunidade profissional”. Na mesma linha, elogiou o facto de a obra ter sido unicamente construída com recurso a fundos públicos.

“Estamos agora num ponto de viragem, onde o país abandonou a lógica das parcerias público-privadas para criar parcerias sociais directas entre as entidades públicas e os cidadãos”, concluiu o secretário de Estado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.