VRSA volta a receber Jornadas de História do Baixo Guadiana

O programa abre com a conferência do historiador algarvio Fernando Pessanha

ouvir notícia

É já no próximo dia 22 de março, a partir das 09h30, que as Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam ao Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António. 

Nesta segunda sessão da IX. ª edição das jornadas, o programa abre com a conferência do historiador algarvio Fernando Pessanha, intitulada “A pirataria nas imediações do Guadiana: da Idade Média ao ocaso da Idade Moderna”, seguindo-se a conferência “A Arquitectura defensiva na foz do Guadiana: Vila Real de Santo António, Ayamonte e Castro Marim”, a cargo de María Martin Ríos, da Universidade de Sevilha.

Na parte da tarde, o programa continua com a travessia em barco para Ayamonte e com a visita à Casa Grande da Cultura, onde o arqueólogo Benjamín Cabaco irá expor alguns materiais arqueológicos provenientes das escavações levadas a cabo ao longo dos últimos anos.  

- Publicidade -

As Jornadas de História do Baixo Guadiana, que no presente ano de 2024 assinalam 10 anos de existência, já ofereceram meia centena de conferências ministradas por investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores portugueses e espanhóis, para além de mais de 25 visitas guiadas a sítios de interesse histórico e patrimonial e a publicação de um livro de atas, que recolhe algumas das conferências ministradas.

Inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, são organizadas pelo Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes/Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

A participação nas Jornadas é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected] ou telefone 281 510 260.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.